Tomei a liberdade de criar este tópico onde certamente todos nós podemos nos expressar sobre este outro emblema de 2 rodas, as bicicletas com o selim em forma de banana e formato de chopper.
Na sequência do tópico de apresentação do amigo carreiras, espero que todos, além dele, possam dar o seu contributo aqui.
Eu já dei o meu em jeito de offtopic, mas vou centrar a informação toda aqui
<
movido do tópico do carreiras para este tópico>
Mostro como está neste preciso momento a minha chopper (selim-banana). Creio que é uma Vilar, não tenho bem a certeza, talvez o carreiras me possa ajudar.
O garfo e o belo do quadro, sendo este último ligeiramente diferente do quadro da Órbita dele. Tenho um problema nesta etapa por resolver que é o aro metálico atrás não está a querer sair, está todo ferrugento e a precisar ou de ser substituído por um novo ou se isso não for possível raspar tudo até ao tutano e mandar cromar. A cor original azul metalizado está visível nesta foto junto às ranhuras onde encaixa o eixo traseiro.
O selim original todo podre do lado esquerdo e o mais novo que consegui arranjar. Neste comparativo vê-se bem a diferença no comprimento. Se eventualmente conseguir arranjar um do tamanho original o que comprei fica na prateleira.
O selim que comprei visto de outro ângulo. O apoio do selim terá de ser soldado um pouco mais à frente para poder ser montado no veio que regula a altura do banco.
As rodas que tenho são estas. Os pneus quero ver se arranjo os da época como aparece na foto da bicicleta do carreiras. Os aros de ferro estão difíceis de encontrar porque senão nem pensava duas vezes e fazia eu mesmo duas rodas completamente novas. De notar que a roda de trás tenho ideia que foi tirada de uma BMX e logicamente não tem o cubo original de 3 velocidades da Sturmey Archer, mas eu já consegui fazer o impossível

(próxima foto)
Cá está a panóplia de peças novas ou quase que já tenho para montar. Na parte superior à esquerda no saco de plástico está a caixa de direcção e respectivos rolamentos e à direita os cabos dos travões. Na zona central está o resto do sistema de travagem (manetes de travão e maxilas com os calços). Na parte inferior está a parte melhor: uma manete das mudanças que arranjei novinha em folha e um cubo das mudanças que foi totalmente revisto por mim e só está a faltar levar as esferas de rolamento e atestar de óleo para começar a rolar

(Sturmey Archer made in England

:D:D)
Aqui está um dos ícones destas bicicletas, o volante. E este está muito próximo de óptimo estado

. Não precisa de cromar, tem apenas alguns toques que vão ao lugar com um polimento
E pronto! Espero que gostem! Precisa ainda de uma série de peças, mas com a dica do Jaafa vamos ver se me safo.